Segurança e escalabilidade para usufruir da economia e flexibilidade da SD-WAN. Você sabe o que é SD-WAN?

Mais do que reduzir custos e a dependência de links dedicados, a SD-WAN é hoje a estratégia para uniformizar os serviços em todos os pontos de acesso na LAN e na WAN corporativa. É também uma oportunidade de nivelar as políticas e os níveis de proteção em filiais e outros locais distribuídos.

 

A atualização da abordagem de conectividade, que tira proveito dos recursos de virtualização e serviços em nuvem (software e gerenciamento), vem junto a uma transformação nas aplicações empresariais e na própria TI das organizações. Essas mudanças ampliam as vantagens da SD-WAN, ao mesmo tempo em que recomendam atenção a alguns itens de escalabilidade e segurança.

 

A rede distribuída definida por software, SD-WAN, desagrega as funcionalidades dos equipamentos em cada localidade, que passam a rodar “serviços” (roteamento, firewall etc.) mantidos, atualizados em uma nuvem com gerenciamento centralizado. Na prática, um efeito inicial é disseminar de forma abrangente e imediata todos os serviços e políticas em todos os pontos – os usuários da filial não precisam esperar um técnico para passar a ter os mesmos recursos e a mesma segurança da matriz.

  

E você? Já adotou ou pensa em adotar a tecnologia SD-WAN? Você se sente seguro e pronto para avançar com esta adoção?